quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Série Especial - BRT (Bus Rapid Transit).

Obras de Implantação do Sistema em Belo Horizonte.
BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confiável e eficiente. Apesar de sua origem, o BRT tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus. Com a utilização de corredores dedicados e outras características atrativas dos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, o BRT atinge um desempenho equivalente com apenas uma fração do seu custo.
 
Na maioria dos BRT implantados com sucesso, as seguintes características estão presentes:

Corredores dedicados para a circulação do transporte coletivo;
Embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, tornando o processo mais rápido;
Sistema de pré-pagamento de tarifa;
 Veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
 Transferência entre rotas sem incidência de custo;
 Integração com outros modais de transporte;
 Centro de controle operacional;
 Priorização semafórica;
 Informação em tempo real ao usuário;
 Acessibilidade universal.

Implantado pioneiramente em Curitiba, o BRT é um conceito flexível, que pode ser configurado especialmente para o mercado a que serve e ao ambiente físico onde opera. Atualmente o sistema existe em mais de 160 cidades ao redor do mundo e tem se tornado uma das escolhas mais viáveis e eficientes para qualificar a mobilidade urbana em 38 países dos cinco continentes.


Os sistemas BRT também têm demonstrado potencial para reduzir drasticamente as emissões de CO2, uma vez que, para sua correta implantação, é realizada uma otimização das rotas existentes. Um exemplo do seu impacto na mudança do clima é a operação do Metrobús (BRT da Cidade do México), que, com a inauguração de sua quarta linha, em 2012, está reduzindo 110.000 toneladas de CO2 emitidas por ano, ao mesmo tempo em que melhora a mobilidade de 200 milhões de passageiros por ano. Este sistema BRT foi concebido e implementado para servir pelo menos 800 mil passageiros por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário