O chuveiro elétrico é apontado por especialistas como a melhor opção para quem quer economizar. Basta ligar e, na maioria dos casos, imediatamente a água está aquecida e o banho pode começar. Nem sempre duchas com aquecimento individual a gás (ou até mesmo energia solar) oferecem água quente logo após serem abertas.
Além da demora na entrega da água aquecida, há outro ponto a considerar. Em geral, os chuveiros elétricos têm uma vazão menor. Um banho de 15 minutos gasta, em média, 45 litros em uma casa com chuveiro elétrico. Já o banho de ducha, no mesmo período e nas mesmas condições, consome 135 litros de água, em média.
A estimativa da Sabesp é de que sejam gastos 15 litros só para que a água fique quente, no caso de aquecimento individual feito em equipamentos instalados em cada apartamento. O engenheiro civil e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Luciano Zanella, explica que, se o aquecimento for central, como em alguns edifícios mais modernos, a água já chega aquecida no apartamento.
Economizar água durante o banho também depende da mudança do hábito. Um levantamento do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) apontou que o chuveiro pode representar entre 28% e 54% do consumo em um apartamento, dependendo do aparelho.
Fonte: g1.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário